segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

OS OSSOS E ARTICULAÇÕES

9º ano

MÓDULO 1: O SISTEMA ESQUELÉTICO E SUAS FUNÇÕES PARA O MOVIMENTO ESPORTIVO

OBSERVAÇÃO: Este é o tema dos meses de fevereiro, março. Portanto, leia, estude, imprima ou passe para o seu caderno, respondendo as atividades propostas e os desafios de completar as palavras do texto. (Cada traço representa uma letra da palavra a ser descoberta por você).






O SISTEMA ESQUELÉTICO E SUAS FUNÇÕES PARA O MOVIMENTO ESPORTIVO


INTRODUÇÃO


2
 

1
 
Movimentação, sustentação e equilíbrio, compete a um dos sistemas que tem grande importância para todas as atividades físicas e esportivas: O SISTEMA ÓSSEO ou ESQUELÉTICO. Composto por cerca de 206 ossos que nos dá suporte necessário à prática de diversas atividades físicas e esportivas, suportando pressões e equilibrando o corpo para que não comprometa o movimento.


O sistema ósseo ou esquelético, trabalha em conjunto com o sistema Muscular, os dois juntos, são responsáveis pelos movimento, pela força, pelo equilíbrio sustentação do corpo.



3
 

Assim como qualquer sistema do corpo humano, o sistema esquelético exerce funções de grande importância tanto para o esporte como para a vida. Dentre estas funções, podemos destacar:

v  Movimento, equilíbrio, força e sustentação;

v  Segurar os músculos através dos tendões;

v  Protegem todos os órgãos importantes e vitais;

v 

5
 
Guarda a medula óssea que produz o sangue;



O nosso esqueleto é dividido em duas partes: uma que fica da cintura para cima chamada de membros superiores e a outra que fica da cintura para baixo chamada de membros inferiores.

Também são divididos em membros apendiculares que são os braços e as pernas, membros apendiculares quer dizer fixados, pendurados.

E também em membro axial formada pela coluna vertebral. Axial quer dizer eixo, que segura.





 Na figura abaixo, temos numerados alguns ossos que são bastante usados em diversas modalidades de esportes. Tente descobrir os nomes desses ossos e coloque na frente dos números.

1. Crânio

2. Mandíbula

3. Clavícula

4. Externo

5. Úmero

6. Crista Ilíaca

7. Rádio

8. Fêmur

9. Patela

10 Tíbia

11. Fíbula



Responda aos seguintes questionamentos relacionados ao tema do blog:


1 Complete o que se pede:
Ao todo no esqueleto tem __________ ossos que nos dão sustentação e equilíbrio para o movimento. Os ossos se tornam rígidos a partir do mineral chamado ________________.


2 Os ossos não seguram os músculos, isso é feito pelos: _______________________.


3. Quem são os membros Apendiculares?_____________________________________________


Quem é o eixo Axial do esqueleto? ___________________________________________


4 Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Escápula         (      ) pertence a cintura

(2) Patela             (      ) pertence ao braço

(4) Ilíaco             (      ) pertence ao ombro

(5) Úmero           (      ) pertence ao joelho




5. Sobre o sistema esquelético, podemos afirmar: coloque V para opção verdadeira e F para opções falsas.
(     ) Para esportes de alto nível, a estrutura óssea do esqueleto não suportaria, aguentaria a todos os movimentos atléticos.
(     ) O esqueleto é composto por alavancas e articulações capazes de nos proporcionar infinitas possibilidades de movimentos.
(     ) Os ossos não aguentariam impactos durante uma competição de alto impacto.
(     ) Os ossos apenas sustentam, quem realmente nos possibilita o movimento para o esporte são os músculos e as articulações juntamente com o sistema nervoso.
(     ) O esqueleto é dividido em membros inferiores e superiores, composto ainda por membros apendiculares e axial.
(     ) As funções do esqueleto são exclusivas apenas para o esporte.
(     ) A proteção rígida, sólida para os órgãos vitais são umas das funções dos ossos.
(     ) Os tendões tem uma função de articular somente com os ossos, não tendo relação alguma com os músculos.


6. Os ossos nos dá suporte necessário para a prática de atividades físicas e esportivas. O que a frase grifada tenta explicar? Assinale a opção que melhor explica:
A(    ) Para que as articulações possam exercer suas funções de sustentar, movimentar, equilibrar no esporte.
B(    ) Para que o cérebro possa controlar de forma perfeita todos os movimentos do esqueleto.
C(    ) Para suportar pressão e equilibrar o corpo para não comprometer o movimento.
D(    ) Para que os músculos não se quebrem quando um movimento for muito exagerado.



7. Os ossos nos dão suporte necessário à prática de atividades físicas e esportivas. As duas palavras grifadas tentam explicar o que?
A(    ) Somente assim os ossos trabalham unidos aos músculos e as articulações
B(    ) Que desta forma, existe uma harmonia entre sistema nervoso que comanda e ossos.
C(    ) Somente assim podemos nos movimentar, ter sustentação e equilíbrio para o movimento.
D(    ) Para nos mantermos somente equilibrados.




Portanto, receberei impresso e respondido com caneta ou lápis ou escrito no caderno.

Marcos Hanry - Professor




MÓDULO 2: Formação dos ossos e articulações dos joelhos

Como os ossos se originam e são nutridos, para que possam suportar as pressões e os movimentos nas atividades físicas e esportivas?



INTRODUÇÃO
É importante saber a origem das coisas. Dessa forma, seria interessante conhecermos como se origina um dos sistemas mais importantes para o movimento humano. Saber como tudo surgiu, como se forma, o que precisam para melhorar, como preservá-lo, enfim, como saber lhe dá com essa estrutura tão importante para o movimento esportivo.


Origem: O osso se desenvolve a partir da substituição de um tecido branco meio transparente chamado de cartilagem. Sabemos que o osso como qualquer outro órgão, é originado a partir de células verdes chamadas de osteoblastos, a medida que ficamos adultos, estas células amadurecem e endurecem com a presença do cálcio. Essas células maduras são chamadas de osteócitos. Ao redor destas células temos a matriz óssea que é rígida e composta por sais minerais e proteínas e é nela que o osso vai se formando. A esse processo de endurecimento dos ossos chamamos de ossificação.



NUTRIÇÃO: Os ossos precisam de alimentos. O Cálcio é o principal alimento do osso e é imprescindível para a solidificação do mesmo. É como se fosse o “cimento” dos ossos, pois, é o responsável pelo endurecimento deles. “Fazendo uma comparação dos ossos com uma base de sustentação de concreto, o cimento não seria suficiente para suportar o peso, por isso, precisaríamos do “ferro”, pois, a estrutura (ossos) não suportaria o peso e o movimento, portanto se desmoronava”. Por isso, como os ossos são uma estrutura de sustentação, precisaria de um reforço comparado ao ferro. Ele existe e é chamado de colágeno. Mas, com o avanço da idade, tanto o cálcio (cimento), quanto o colágeno (ferro), vão desaparecendo gradualmente. Por isso que os ossos de pessoas idosas quebram com facilidade e de mulheres após 50 anos.
Osso doente com OSTEOSPOROSE                                                  Osso normal sem OSTEOPOROSE

A LEVEZA DOS OSSOS: Com relação às atividades físicas, podemos perceber que não temos tantas dificuldades para nos locomover, lançar, arremessar, saltar, correr, mesmo tendo que carregar cerca de 206 ossos. Como vemos na figura abaixo, isso é possível porque grande parte do osso é esponjoso o que os torna mais leve para termos mais agilidade, sem encontrarmos dificuldades para realizar as mais diversas atividades físicas de locomoção.
Na aula passada, vimos como os músculos se seguram nos ossos, para podemos realizar o movimento. Isso se dá basicamente através dos tendões, pois, são mais resistentes a pressões e tensões. Caso os músculos segurassem nos ossos, se romperiam com facilidade.


TECIDO ÓSSEO: os ossos são muito leves. É que grande parte de sua estrutura é esponjosa e oca, o que os tornam leves para qualquer atividade física e esportiva. Na figura abaixo vemos a parte leve e esponjosa do osso, a parte sólida(periósteo), as cartilagens nas extremidades, a medula bem ao centro e os vasos sanguíneos que levam nutrientes, água e oxigênio. 


Desenvolvimento e crescimento ósseo: fatores que influenciam no crescimento ósseo: 
·Vitamina D. Sua falta causa raquitismo. (Mas precisa dos raios ultra-violeta do sol para estimular).
·Somastatrose, localizado na glândula hipófise
·Hereditariedade:pode herdar geneticamente da família.




ARTICULAÇÃO ÓSSEA: Para o esqueleto, era preciso ser criado uma estrutura com funções de "dobradiças" que fossem capazes de articular os mais diversos e complexos movimentos esportivos tais como: saltar, arremessar, lançar, nadar, correr, abaixar-se, alongar, flexionar, entre outros. Todos esses movimentos só são possíveis por conta das ARTICULAÇÕES. 
Esses movimentos só são possíveis por conta das articulações


ARTICULAÇÃO: é a união entre dois ou mais ossos. As principais articulações do corpo para os esportes são: tornozelos – joelhos e ombros. 
Articulação para o movimento mais perfeito.


JOELHOS: principal articulação para os esportes
Patela: osso que une o fêmur e a tíbia.
Líquido sinovial: lubrifica o joelho facilitando o movimento.
Meniscos: estrutura que serve como amortecimento de impactos.
Cartilagem: evita o desgaste dos ossos. Desgaste delas causa a artrose.
Ligamentos: assegura maior estabilidade e equilíbrio ao joelho para os movimentos de flexão e extensão, evitando torções.


Marcos Hanry - Professor






4 comentários: