terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

NUTRIÇÃO ESPORTIVA I

7º ano

MÓDULO 1: O SISTEMA DIGESTÓRIO: O CAMINHO DOS ALIMENTOS PARA A NUTRIÇÃO

OBSERVAÇÃO: Este é o tema dos meses de fevereiro, março. Portanto, leia, estude, imprima ou passe para o seu caderno, respondendo as atividades propostas e os desafios de completar as palavras do texto. (Cada traço representa uma letra da palavra a ser descoberta por você).





O SISTEMA DIGESTÓRIO: O CAMINHO DOS ALIMENTOS PARA A NUTRIÇÃO

INTRODUÇÃO
Os alimentos dão ao corpo não apenas materiais para sua construção e manutenção, mas também fornecem energia para correr, saltar, nadar, ou seja, todas as atividades que requerem uma demanda de energia para os músculos se movimentarem. O corpo humano transforma os alimentos em energia o tempo todo, até mesmo quando estamos dormindo. 



Ele tem de se manter aquecido, receber sangue por todo corpo, consertar partes danificadas, absolver os alimentos e eliminar o que não presta. Para poder realizar tudo isso, a energia vindo dos alimentos torna-se imprescindível ao corpo humano para realizar força e movimento durante as atividades físicas e esportivas.



Diz um Antigo ditado: “você é o que você come”. Eis uma grande verdade! O que comemos e bebemos acaba por constituir o nosso corpo, órgãos e sistemas. O alimento é transformado dentro do corpo em nutrientes que seriam como microscópicas “peças de montar” que se incorporam à estrutura do corpo humano, num complexo processo envolvendo transformações físicas e químicas.





SISTEMA DIGESTÓRIO: O INÍCIO DE TODO PROCESSO PARA NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Os nutrientes e a energia dos alimentos são transformados em substâncias necessárias ao corpo; esse processo é chamado de digestão. Assim como o automóvel precisa de combustível, nosso corpo, como qualquer máquina, necessita de alimentos (combustível) para sua sobrevivência (principalmente atletas). Ainda necessita de mais combustível, pois, um automóvel, quando está parado, não gasta nenhuma energia, o que já não é o caso do nosso organismo.


Como os alimentos são preparados pelo sistema digestório e distribuídos às Células do corpo, principalmente as musculares?


Como seria o processo de digestão pelo sistema digestório?
Primeiro os dentes vão moendo a comida enquanto ela vai sendo misturada com a saliva. Depois, de mastigada segue para o esôfago que fica na garganta. Para a comida não descer pelo caminho errado, a epiglote fecha-se evitando que a mesma entre nas vias respiratórias, que poderia ocasionar o engasgo.

Depois, a comida chega ao estômago, dentro dele se encontra o suco gástrico que é um ácido que derrete os alimentos em pequenas partículas para depois entrarem no intestino delgado. Aqui, os alimentos se transformarão em nutrientes para exercer funções de regular, dá energia, construir e recuperar o corpo.

Os alimentos que não foram aceitos vão para o intestino grosso. De lá, a massa fecal passa pelo intestino reto, que acaba no ânus.  
Durante o processo de digestão, os alimentos encontrarão o duodeno onde passam o açúcar e a gordura. Neste caso, o AÇÚCAR é quebrado por um órgão chamado pâncreas através de uma substância dentro dele chamada insulina. A falta de insulina pode ocasionar uma doença chamada diabetes.

No caso das GORDURAS, quem quebra é a vesícula biliar através de um líquido chamado bile.


Por fim, os alimentos chegam na corrente sanguínea, para primeiro ser enviado ao fígado e depois depositados nas mitocôndrias das células para se transformarem em energéticos, reguladores, construtores e mistos.



Portanto, essa é a primeira parte deste assunto, espero que tenham gostado e que possam ter aprendido, para depois resolver as atividades escritas. Logo mais estarei disponibilizando a segunda parte deste tema. 
Marcos Hanry - Professor. 



Responda as seguintes perguntas relacionadas a aula 1 sobre o sistema digestório.
imprima ou passe para o caderno.


1. Diz um Antigo ditado: “você é o que você come”. A frase grifada, quer dizer o que para você?
A(   ) Se come mal, apenas alguns órgãos não são beneficiados.
B(   ) O que comemos e bebemos acaba por constituir o nosso corpo, órgãos e sistemas.
C(   ) Se não comer bem, temos que beber muita água para suprir esta deficiência.
D(   ) Os bons alimentos não influenciam em uma vida saudável.  


2. O alimento é transformado dentro do corpo em nutrientes que seriam como microscópicas “peças de montar”. A frase que completaria melhor o texto anterior, está na opção:
A(   ) Para poder realizar tudo isso, a energia vindo dos alimentos torna-se          imprescindível ao corpo humano
B(   ) Os alimentos dão ao corpo não apenas materiais para sua construção e           manutenção, mas também fornecem energia
C(   ) O corpo humano transforma os alimentos em energia o tempo todo, até mesmo quando estamos dormindo.
D(   ) que se incorporam à estrutura do corpo humano, num complexo processo         envolvendo transformações físicas e químicas.


3. Quais os componentes do sistema digestório por onde passam os alimentos?



4. Os nutrientes e a energia dos alimentos são transformados em substâncias necessárias ao corpo; esse processo é chamado de: ____________________________ 




5. Depois de preparados, triturados pelo sistema digestório, os alimentos irão para a 


C___________________     S________________________  para serem distribuídos a todas as células do corpo.


6. Ele tem de se manter aquecido, receber sangue por todo corpo, consertar partes danificadas, absolver os alimentos e eliminar o que não presta.
A frase grifada acima está se referindo a ele quem? Assinale a opção correta:

A(   ) Somente ao Cérebro?
B(   ) Aos músculos?
C(   ) Ao corpo humano?
D(   ) Aos ossos?


7. João sente alguns problemas muito sério quando consome açúcar. ele foi proibido pelo médico de fazer uso de açúcar em sua dieta.
Marque a opção correta sobre o diagnóstico do problema de João. 

A(   ) O Pâncreas de João não funciona, pois não produz a BILE para quebrar o açúcar.
B(   ) João tem problemas sérios com o esôfago por isso tem diabetes.
C(   ) João tem problemas no fígado que não produz insulina causando o diabetes.
D(   ) João não produz insulina suficiente através de seu pâncreas para quebrar o açúcar.



Portanto, receberei impresso e respondido com caneta ou lápis ou escrito no caderno.

Marcos Hanry - Professor






MÓDULO 2: FONTES DE ENERGIA: TIPOS DE ALIMENTOS E SUAS FUNÇÕES PARA O MOVIMENTO HUMANO

INTRODUÇÃO:
A nutrição esportiva é uma das ciências tão séria para as atividades físicas quanto a biomecânica e a fisiologia, que são as bases do treinamento esportivo. Se treinamento e alimentação não estiverem sempre juntos, o resultado final é um rendimento abaixo do esperado. A nutrição voltada para o esporte tem algumas finalidades primordiais: encher o tanque do atleta com combustível suficiente para que ele aguente a rotina de treinos e competições e consiga se recuperar para a próxima sessão de treinos. 

Por isso, a nutrição esportiva é tão importante quanto treinamento e dedicação. Má alimentação ou a ingestão de comida certa na hora errada podem resultar em fadiga e até mesmo baixa performance.
As fontes de energias vinda dos alimentos para o corpo realizar movimentos para as atividades físicas e esportivas, são as seguintes:

FONTES DE ENERGIA que abastecem o corpo para o movimento: 
1. CARBOIDRATOS: são alimentos energéticos. São os açúcares dos alimentos, encontra-se em maior abundância em nossa alimentação. Ele é a principal fonte de energia para os músculos e cérebro e essencial para quem pratica exercícios de alta intensidade ou até 25 minutos de duração. Sem uma ingestão adequada de carboidratos não é possível falar em performance atlética. O carboidrato é o único que consegue gerar ATP (energia para os músculos) de forma anaeróbica, ou seja, sem a presença de oxigênio.



2. VITAMINAS e SAIS MINERAIS: são os alimentos Reguladores do organismo. As vitaminas e os sais minerais matem e regula o bom funcionamento do corpo. As vitaminas e os sais minerais, só devem ser utilizadas em doses correspondentes àquelas recomendadas como “necessidades diárias”. As vitaminas mais conhecidas são: A, B, C, D, E, K. Os sais minerais mais conhecidos são os seguintes, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, flúor, zinco, iodo, entre outros, e todos eles com a função de regular o bom funcionamento do organismo.



3.  PROTEÍNAS e AMINOÁCIDOS: As proteínas tem a função de recuperar partes danificadas do corpo e renovação dos tecidos de ossos, músculos, pele, cabelos, unhas entre outros. São encontradas principalmente em alimentos de origem animal como leite, clara de ovo, carnes em geral. O excesso de consumo de proteínas podem causar cálculos renais, desidratação, perda de cálcio pela urina, dentre outros problemas. Portanto a dosagem deve ser regulada de acordo com a necessidade do corpo.



4. GORDURAS: São alimentos energéticos. Assim como os carboidratos, fornecem energia ao corpo. As gorduras são a principal fonte de energia para atividades de longa duração e são queimadas principalmente pelos músculos. É por isso que especialistas indicam atividades de baixa intensidade como caminhadas e corridas leves, para quem quer perder peso. As gorduras não são só uma fonte riquíssima de energia, elas participam do metabolismo de algumas vitaminas, como a E, que, entre outros, é um antioxidante poderoso. Elas podem ser saturadas ou insaturadas. Umas das vantagens de praticar atividades físicas é que a adaptação ao exercício aeróbico faz aumentar a taxa de uso de gordura como combustível acima de 30 minutos. Mas elas apresentam problemas também. Além da óbvia relação entre excesso de gorduras e as doenças cardiovasculares, há o fato de alguns atletas eliminarem elas de sua dieta, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde, comer menos de 15% do total calórico recomendado por dia pode acabar comprometendo a absorção de vitaminas.





Marcos Hanry - Professor de Educação Física




Nenhum comentário:

Postar um comentário