terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Atividades Físicas Regulares

6º ano

PARTE 1: O Importante é se movimentar, ficar parado pode prejudicar os principais órgãos vitais.

OBSERVAÇÃO: Este é o tema dos meses de fevereiro, março. Portanto, leia, estude, imprima ou passe para o seu caderno, respondendo as atividades propostas e os desafios de completar as palavras do texto. (Cada traço representa uma letra da palavra a ser descoberta por você).





O Importante é se movimentar, ficar parado pode prejudicar os principais órgãos vitais.

INTRODUÇÃO
Fazer exercícios regularmente é parte vital de uma vida saudável. Nos últimos anos, muitas pessoas incorporaram exercícios em seu dia-a-dia e, em conseqüência, melhoraram bastante sua saúde física e mental.  Por isso, um número cada vez maior de pessoas praticam algum tipo de atividade física regular, seja ela no esporte, na dança, na ginástica ou na academia.


Para que o exercício se torne regular, é preciso que seja realizado pelo menos 4 vezes ao dia e no mínimo de 30 minutos diários. Com isso, o corpo reagirá de forma positiva.
Nossa expectativa de vida depende da rapidez com que as partes do nosso corpo de deterioram. Pesquisas comprovam que exercícios físicos regulares podem retardar o envelhecimento.


As crianças desde cedo precisam estar sempre brincando, para que sejam trabalhadas as suas qualidades físicas ou valências físicas como agilidade, percepção, força, flexibilidade, equilíbrio, resistência, lateralidade, velocidade, coordenação motora e potência (força + velocidade) entre outras, que quando treinadas na infância, proporcionam ao individuo quando adulto uma perfeição dos movimentos e uma melhor condição física em geral. Ou seja, melhora a habilidade motora para praticar esportes e atividades físicas.


Uma boa condição física é avaliada de acordo com a eficiência do trabalho global dos principais órgãos relacionados ao movimento humano que são eles: coração, pulmões, ossos, músculos e cérebro.



Sem exercícios, os músculos, fracos, podem exigir esforço excessivo dos ligamentos e articulações, sobrecarregando-os. Portanto, mais fáceis de sofrer lesões e fraturas.
Pato - Jogador de Futebol



Você mesmo pode fazer uma pesquisa e observar as pessoas que menos adoecem, são aquela que se mantém em atividade física regular e que se alimenta de forma saudável.  
Por isso, não fique parado. Nosso corpo é como um automóvel, se ficar parado por muito tempo, ele não funciona corretamente, vai estar sempre precisando de manutenção. Portanto, veremos nas aulas seguintes, como os exercícios feitos regularmente podem trazer benefícios importantes para o nosso corpo.


Respondam os seguintes questionamentos relacionados ao tema anterior visto e estudado neste blog. Passe para o caderno ou imprima depois entregue para nota.

1. Sobre a origem histórica das atividades físicas respondas as seguintes questões:
Leia o texto a seguir “José e Maria hoje tem 60 anos, na infância os dois não foram orientados para praticar atividades físicas regulares, hoje se tornaram obesos, com dificuldades de movimentar-se, sem resistência para fazer as coisas, a pressão cardíaca deles não é normal além do mais, gastam muito com remédios”. O texto anterior relata os problemas de duas pessoas que por falta de hábitos saudáveis para a prática de atividades físicas, tornou seus corpos vulneráveis a doenças. Portanto, a opção que melhor explica este texto está na opção:
A(   ) Talvez por falta de espaços públicos como praças, parques, eles não tiveram o hábito de praticar atividades físicas
B(   ) Mostra que o sedentarismo tomou conta da vida deles desde a infância e hoje eles pagam por isso;
C(   ) Deve ser por falta de dinheiro, eles não tiveram como pagar uma academia para praticar atividades físicas regularmente
D(   ) Fica que claro que atividades físicas tem que ser praticado somente na infância para             que não sofremos com doenças 

2. Que órgãos são beneficiados com a prática de atividades físicas regulares?

3. Atividade físicas realizadas regularmente, melhoram a saúde da cabeça e do corpo. Portanto, queremos dizer que atividades físicas regulares são bons para o _ _ _ _ _ e a _ _ _ _ _.

4. Como seria as atividades físicas regulares com relação a quantidades de dias e com relação ao tempo?

5. Atividades físicas podem evitar que partes do nosso corpo se deteriore, ou seja, se danifique. Neste caso podemos dizer que exercícios físicos regulares podem: 
r_ _ _ _ _ _ _   o   e_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.






Portanto, receberei impresso e respondido com caneta ou lápis ou escrito no caderno.

Marcos Hanry - Professor












PARTE 2 
A origem das Atividades Físicas - Mecanização do trabalho favorece o Sedentarismo - Programa Básico de Atividades Físicas.


OBSERVAÇÃO: Este é o tema dos meses de fevereiro, março. Portanto, leia, estude, imprima ou passe para o seu caderno, respondendo as atividades propostas e os desafios de completar as palavras do texto. (Cada traço representa uma letra da palavra a ser descoberta por você).





AULA 2: A ORIGEM DAS ATIVIDADES FÍSICAS
INTRODUÇÃO
Homens das cavernas, ao caçar para sobreviver,
saltavam, lançavam, arremessavam, corriam...
Atividades físicas já eram praticadas desde os homens pré-históricos, que precisavam correr, nadar, arremessar, lançar, saltar, enfim, diversas atividades, que eram obrigatória para sua própria sobrevivência.  E, através destas atividades, eles se tornavam fortes e saudáveis. Através destes movimentos que os homens antigos usavam para caçar, deu origem ao mais nobre dos esportes, o ATLETISMO.



Também, as atividades físicas eram praticadas na Grécia Antiga, onde os homens, somente eles, treinavam para o combate e participava de competições esportivas como lutas e corridas chamadas de Jogos Olímpicos que aconteciam de 4 em 4 anos, como forma de homenagear os deuses gregos.


Portanto, percebe-se que as atividades físicas eram praticadas de forma aleatória, sem uma sistematização ou orientação adequada. Com o passar dos anos, foram surgindo as cidades, a medicina se modernizando, foram surgindo as empresas que passaram a investir em produtos esportivos e a partir dos anos 80, as atividades físicas tomaram grande impulso.



A MECANIZAÇÃO DO TRABALHO PODE DEIXAR AS PESSOAS MAIS SEDENTÁRIAS
Na maior parte da historia da humanidade, apenas poucas pessoas em cada geração podiam praticar jogos e esportes. A maioria tinha que trabalhar duro e achava a jornada de trabalho suficientemente cansativa. Todo tempo de folga era gasto com descanso e relaxamento. Mas foram gradualmente introduzidas as máquinas que poupam trabalho, e por volta da década de 50 as fábricas, fazendas, transportes e mesmos as casas de famílias estavam sendo mecanizadas como: máquinas de lavar, aparelhos com controle de remoto, fornos microondas, máquina de lavar roupas entre outras.


Através da mecanização do trabalho, as empilhadeiras de forquilha substituíram os estivadores, colheitadeiras e arados mecânicos eliminaram grande parte do esforço físico na agricultura, motos-serras foram usadas para cortar lenha e motores a diesel expulsaram os alimentadores de fornalha de seu trabalho.
 Foram inventadas as máquinas para lavar roupas e pratos, para limpar e polir assoalhos, para cortar e moer carne, os controles remotos, entre outros. Os automóveis tornaram-se meio de locomoção e os jovens aprenderam a considerar o carro como um trunfo social básico. Tudo isso, foi chamado de progresso e poucas pessoas perceberam de início que a era das máquinas poderia ser indiretamente uma ameaça à saúde, pois, tornava as pessoas mais acomodadas e preguiçosas.
 A essa falta de esforço físico foi chamado de Sedentarismo, que significa ausência total da prática de atividades físicas regulares.


Os primeiros estudos sobre os benefícios que as atividades físicas podiam trazer para nosso corpo, originaram-se de uma pesquisa de Jerry Morris, professor da Escola de Higiene e Medicina de Londres. Ele examinou a saúde de trabalhadores do setor de transportes, empregados nos famosos ônibus vermelhos de dois andares de Londres, e descobriu que os motoristas que ficavam sentados o dia todo tinham mais ataques cardíacos do que os cobradores, que passavam o dia de trabalho subindo e descendo as escadas para cobrar as passagens.


As descobertas destas pesquisas e de outras semelhantes foram a base para se recomendar exercícios regulares como forma eficaz de medicina preventiva. Durante as décadas de 60 e 70, à medida que mais e mais pessoas passaram a se dedicar a corridas, a caminhadas e outras atividades físicas. Com a realização de novas pesquisas, na década de 90, os médicos passaram a acreditar que a atividade física ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas. A quantidade exata, o tipo de exercício e de que maneira ele afeta a saúde, requerem mais estudos.


COMO É UM PROGRAMA BÁSICO DE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES
Não esquecer de fazer um check-up (exame médico) de suas condições físicas e realizar testes para saber se estar preparado para um programa de treinamento físico.


Como começar: Aos poucos, de preferência com uma caminhada sem esforço físico exagerado. E a cada dia aumentar um pouco a distância, o tempo e o esforço ou ritmo. Começar com 20 minutos e vai aumentando aos poucos até chegar os 30 minutos que é o mínimo exigido diariamente para se entrar em forma. Depois, pode passar até de 1 hora diária.
Quantos dias da semana são necessários: se as atividades não forem realizadas em 4, 5 ou 6 vezes por semana, até alcançar o mínimo de 30 minutos diários, seu corpo não apresentará nenhuma melhora cardiorespiratória (coração e pulmões), ou seja, não haverá benefícios para seu corpo. Mas, comece devagar, sem exagerar das suas condições físicas atuais. 
Qual a melhor atividade: aquela que lhe dá prazer sem esforço extenuante. São atividades que você consiga realizá-las no maior tempo possível e em vários dias da semana. São elas: as caminhadas, as pedaladas, a natação, as corridas leves, as danças, os esportes, dentre outras.
Testes específicos que são realizados pelos atletas antes de um programa sério de treinamentos esportivos, para saber se os mesmos estão preparados para começar qualquer trabalho físico:



Nenhum comentário:

Postar um comentário